sábado, junho 28, 2008

Saudade...

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".

Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou acções. Provém do latim "solitáte", solidão.*

s. f.,
lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir;
pesar pela ausência de alguém que nos é querido;
nostalgia; **

A internet é um mundo!! Escrevi saudade no Google e encontrei poemas em seu louvor, pensamentos e belas mensagens e até um sítio da saudade... um blog entenda-se, mais um, interessante. Vai já juntar-se aos restantes Licor de Café.

Não me revejo no wikipedia, nem no priberam. Os poemas parecem-me tristes demais, alguns chegam a ser trágicos até. As mensagens ridículas, nem me dei ao trabalho de explorar de tanta lamechice parecerem transbordar. Já o blog... é para visitar mais vezes. Mas em nada me encontrei. Em nada a encontrei. Restam-me pensamentos avulsos que tentam encontrar um rumo para esta saudade...


Saudade

Sentimento que desperta a importância de algo ou alguém. Emoção positiva que invade e nos transporta para memórias. Agradecimento por uma dádiva recebida, vivida, experimentada, interiorizada... Vontade de voltar a estar, voltar a ter, voltar a ser. Desejo, particular do dia de hoje, que passem rapidamente 18h até ao teu regresso. :) ***


* referência Wikipedia

** referência Dicionário Priberam

*** referência centripeta

2 comentários:

Monalisa disse...

Olá, obrigada por me recordares que um dia fiz o 'caminho'. Acredita que precisava de voltar, caminhar daquela forma é a única maneira de nos encontrarmos com os nossos pensamentos.

centrípeta disse...

Obrigada eu!!

O Caminho... :)
O Caminho também se faz nos dias comuns da nossa vida: dias a correr, entre responsabilidades; dias a saltitar, entre pequenos prazeres; dias fechados, a recuperar...

Mas sim, os dias em que se faz O Caminho, são dias completamente abertos. De dentro para fora. Com revelações inúmeras!!

Obrigada eu, monalisa!
Obrigada eu...

;)

**m*